CINEMA DE RUA JF
O projeto de pesquisa tem por objetivo principal analisar as sociabilidades e subjetividades que o hábito de ir ao cinema provocou na população de Juiz de Fora, cidade com intensa tradição audiovisual. O trabalho proposto faz parte de uma grande pesquisa, iniciada há alguns anos, e que tem procurado analisar a construção da identidade urbana pela narrativa audiovisual.
A pesquisa pretende fazer um mapeamento dos espaços onde as salas de cinema funcionaram, identificar as antigas construções que abrigaram os cinemas, mostrar como esses espaços estão ocupados hoje e, ao mesmo tempo, através da pesquisa em arquivos de jornal, categorizar a programação que era assistida.
Pretende-se reconstruir imaginariamente os trajetos urbanos utilizados por aqueles que tinham o hábito de frequentar os cinemas e como esses trajetos configuraram uma forma singular de ocupação do espaço público.
A etapa atual do projeto está focada no levantamento iconográfico e, principalmente, na confecção da websérie "Cinema de Rua em Juiz de Fora". Pretende-se contribuir com uma reflexão acerca da memória ligada ao audiovisual na cidade, mas também, da memória urbana, percebendo as reconfigrurações da espaço ao longo do tempo.